Proposta de Com+Viver

"SOMOS O POVO QUE ESTÁVAMOS ESPERANDO" (diz Fabi Maia se referindo a profecia Hopi)

CARTA DE PRINCÍPIOS - o que é COMO+UM entre Nós

 

  1. Queremos cultivar a Cultura da Partilha, a Convivência Cooperativa, do Cuidado com a Vida.

  2. Desejamos viver numa comunidade Inter geracional de famílias independentes e interdependentes comprometidas em encontrar um propósito e um sentimento de pertencer, aprender, crescer, brincar juntos e assim fortalecer nossos vínculos.

  3. Buscamos equilibrar simplicidade, autenticidade, liberdade e respeito na nossa forma de morar e de interferir na Natureza e na Comunidade do entorno. Isso inclui cuidados com os animais, com a redução e destino dos resíduo,s com o uso da água e energia elétrica, entre outras ações.

  4. Confiamos que o compromisso com o respeito mútuo, o espírito generoso e inclusão das diferenças nos dá oportunidades para crescimento pessoal, coletivo e de práticas altruístas.

  5. Acreditamos que os conflitos inerentes às relações sociais, são oportunidades reais de melhoria e aprimoramento tanto individual quanto coletivo, assim, serão tratados de forma acolhedora e inclusiva, com transparência, respeito, consenso e a brevidade que cada situação permitir, dirimindo confrontos desnecessários.

  6. Nossas tomadas de decisões são por consenso ou consentimento – nunca por votação. Confiamos na sabedoria suprema do grupo, na Inteligência Coletiva.

  7. Novos combinados ou mudanças dos combinados acontecem a partir da escuta atenciosa de cada necessidade e do equilíbrio com o cuidado do  bem comum.

  8. Optamos pela governança através da autogestão, baseada na sociocracia, pois acreditamos que esse modo facilita o empoderamento e a auto responsabilidade dos moradores.

  9. Tendo a certeza de que nossos aprendizados individuais e coletivos fazem mais sentido se puderem ser compartilhados com mais pessoas e assim multiplicado, o grupo de moradores tem também como propósito oferecer para comunidade saberes dos mais variados, através de oficinas de aprendizagem, atividades sociais, culturais, artísticas ou serviços básicos como alimentação, por exemplo. Essa prática frequente será uma forma de conexão com a vizinhança, como os moradores locais e da redondeza, onde se estimulará a expressão de talentos pessoais, habilidades sócio emocionais enriquecendo assim toda a  Vida Comunitária.

 

No CO-LARES NO MAR buscamos:

  1. Cultivar e cuidar de uma pequena produção local e orgânica de alimentos;

  2. Utilizar sistemas de energia renováveis;

  3. Utilizar, na medida do possível, materiais ecológicos nas construções;

  4. Criar esquemas de apoio social e familiar;

  5. Acolher a diversidade cultural, racial, sexual e espiritual;

  6. Optar por uma governança circular, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso;

  7. Adotar a Socioeconomia Solidária;

  8. Estimular as Competências Sócio Emocionais e a Saúde Integral.

 

A ASSOCIAÇÃO


Em breve estaremos formando uma Associação entre os moradores para sermos reconhecidos como pessoa jurídica e assim facilitar os tramites quanto a documentações, aquisição e registro das cotas individuais.

Nesse momento será escrito nosso Estatuto, também conhecido como Minuta de Convenção. Nesse documento teremos a descrição das áreas privativas e comuns; o rateio das despesas do condomínio, o formato das  assembleias deliberativas e suas peculiaridades. Aqui descreveremos alguns combinados básicos sobre aluguel das casas, venda para terceiros, entre outros.

Elaboraremos juntos nosso Regimento interno que trará o conjunto de normas que regulam as questões da convivência e disciplinam a conduta interna dos condôminos, bem como o uso das áreas comuns e privadas, as formas de manutenção dos espaços e combinados sobre moradores, visitantes e Inter relações.

Esses dois documentos - Estatuto e o Regimento Interno são, além de instrumentos obrigatórios, fundamentais para a identidade do CO-LARES NO MAR.

 

 

DESENHO BÁSICO DAS ÁREAS COMUNS E INDIVIDUAIS

 

O conjunto das moradias é desenhado buscando equilibrar privacidade e contato com a comunidade.

As possibilidades de Espaços e áreas a compartilhar são:

 

  • Coworking – espaço de trabalho e estabelecimento de rede Network

  • Lavanderia

  • Cozinha e sala de jantar ampla

  • Biblioteca

  • Horta/ Composteira

  • Área de separação de resíduos recicláveis

  • Quarto de ferramentas e espaço para Marcenarias

  • Atelier

  • Áreas de Recreação: infantil, Adolescente

  • Salas temáticas: Aula Yoga, Música.

  • Carro e bicicletas

  • Quartos para hóspedes